Notícias

Consulta pela internet ajuda consumidor pesquisar sobre operadoras

06/06/2016

 

O consumidor que quiser saber sobre a situação da operadora, agora pode consultar pela internet. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), disponibilizou desde o último dia 6 de maio, uma nova ferramenta que permite a pesquisa dos planos de saúde que são comercializados em todo os país. Veja neste link.

 

Nesta ferramenta é possível saber se o plano está em situação regular e se o que consta em seu contrato realmente está registrado na ANS. Segundo a diretora adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Flávia Tanaka, à Agência Brasil, “o consumidor consegue fazer uma pesquisa por operadora ou pesquisa direta pelo tipo de plano”, disse.

 

Se o consumidor constatar que o plano está suspenso, ele poderá ligar para a ANS e descobrir se ele está suspenso a pedido da reguladora ou da própria operadora e o motivo da suspensão, como por exemplo descumprimento de regras.

 

Para pesquisar é simples, você pode optar pelo número de registro da operadora na ANS, pela razão social, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o nome fantasia da operadora.

 

Outra ferramenta disponibilizada pela ANS ajuda o consumidor a pesquisar sobre o desempenho das operadoras. Segundo os dados do mês de março do ano passado, o Brasil tem 1.320 operadoras registradas no país. Hoje, 48,8 milhões de brasileiros têm planos de assistência médica e outros 21,6 milhões possuem planos exclusivamente odontológicos.