Notícias

Investir na saúde do funcionário aumenta produtividade

03/05/2016

Os programas de saúde para as empresas contribuem para que os funcionários trabalhem e produzam bem mais. A saúde do colaborador afeta diretamente na saúde da organização. Um funcionário saudável significa mais força, estar bem fisicamente e mentalmente para poder produzir e trabalhar reduzindo os custos das empresas.

Segundo uma pesquisa, houve um crescimento de quase 23% de participantes do programa de fitness de uma ou mais vezes por semana, enquanto os sedentários diminuiu para 8%. Isso aumentou o percentual de colaboradores comprometidos com a atividade física.

Os custos de hospitalização foram de 6% menor naqueles funcionários que estavam inativos e tornou-se ativo e 16% menor naqueles que permaneceu ativo durante o estudo em comparação com aqueles que permaneceram inativos.

De acordo com esses números, é necessário mudar o conceito na cabeça dos diretores que vem este tipo de investimento como despesa para a organização. Hoje em dia, 20% dos brasileiros tem problemas com obesidade, sedentarismos e estresse.

Nas industrias brasileiras, metade dos seus trabalhadores estão obesos e mais de um terço sofrem com hipertensão, conforme pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), intitulada de Perfil Epidemiológico de Fatores de Risco em Trabalhadores da Indústria. Ainda 49,7% dos trabalhadores que apresentaram excesso de peso, 13,5% dos industriários são obesos. Outros 7,7% têm colesterol elevado e 2,9% são portadores de diabetes.

Os planos de saúde está entre o segundo item mais valorizado, atrás apenas do salário, em tempo difíceis para reter bons funcionários, programas e planos de saúde podem ajudar a reter e trazer bons funcionários para as organizações, além de melhorar a produtividade dos colaboradores que já fazem parte.

A saúde é um campo muito complexo, além de envolver o ambiente de trabalho, o convívio social e o lazer. Mas o RH da sua empresa deve estar atento aos funcionários e trabalhar para que eles sejam cada vez mais produtivos. Investimentos como os de Planos de Saúde também podem ser revertidos quando for necessário fazer a declaração do Imposto de Renda.